Fibromialgia: o que é? Existe tratamento?

A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada pelo aumento central da nocicepção, ou seja, uma percepção alterada da dor, que causa sensibilidade generalizada no tecido profundo, que inclui os músculos e que possui tratamento.

Apresenta etiologia diferente da dos Pontos Gatilhos Miofasciais (temos um post sobre eles, para saber mais clique aqui), mas muitos pontos sensíveis de diagnóstico da fibromialgia também são locais comuns para os pontos gatinhos, e muitos pacientes sofrem de ambas as condições.

Sintomas comuns à fibromialgia:

  • Sensação de cansaço ao acordar
  • Fadiga
  • Sono não restaurador
  • Transtorno do humor
  • Parestesias, formigamento
  • Dor de cabeça
  • Tolerância reduzida a dor originada por pressão ou calor
  • Constipação intestinal

O quadro clínico da fibromialgia costuma ter várias formas, portanto a avaliação do terapeuta deve ser muito cuidadosa, exigindo exame físico detalhado. Ela causa múltiplos pontos de dor em todo o corpo, sendo que os critérios de classificação da Fibromialgia exigem a presença de 11 a 18 pontos dolorosos, chamados tender points, demonstrados na imagem abaixo.

Opções de Tratamento Indicadas

Para tratamento da Fibromialgia possuímos opções farmacológicas e não-farmacológica, mas em todo caso o tratamento deve ter como objetivos: o alívio da dor, a melhora da qualidade do sono, a manutenção ou restabelecimento do equilíbrio emocional, a melhora do condicionamento físico e da fadiga e o tratamento específico de desordens associadas

Pacientes com fibromialgia apresentam menor eficiência de performance muscular e dificuldade no relaxamento da musculatura proximal, por tanto é indicado como intervenção terapêutica o alongamento e o fortalecimento muscular.

Outras formas de tratamento indicadas são a crioterapia (uso de gelo com fins terapêuticos), hidroterapia, caminhadas, pilates, intervenções psicológicas como técnicas de relaxamento.

Para mais informações e um tratamento ideal indicado, procure ajuda profissional.

Referências:

American College of Rheumatology – www.rheumatology.org

Wolfe F, Clauw DJ, Fitzcharles M, Goldenberg DL, Katz RS, Mease P et al. The American College of Rheumatology Preliminary Diagnostic Criteria for Fibromyalgia and Measurement of Symptom Severity. Arthritis Care Res. 2010; 62(5):600-10.

Compartilhe

Relacionados

O que é Ponto Gatilho?

Você já ouviu falar um um tal de “nózinho no músculo”? Este é o nome popular para o Ponto Gatilho! Confira neste artigo como entender

Categorias

Agendamentos

Envie sua mensagem

Agende agora sua Consulta

Você tem dúvidas sobre algum tratamento? Está cansado de medicamentos que não resolvem suas dores? Gostaria de saber como um tratamento eficaz pode curar suas dores? Agende agora sua consulta.

Iniciar conversa
1
Fale conosco
Olá 👋
Fique à vontade para nos dizer como podemos te ajudar.