Essas 6 dicas valiosas vão te ajudar a ter uma qualidade de vida melhor, além de prevenir a Dor e a Disfunção Miofascial causada pelos Pontos Gatilhos!
Ainda tem dúvida sobre o que é um ponto gatilho e como diagnosticar? Saiba mais em nosso artigo O que é Ponto Gatilho?
1. Varie seus movimentos!
Varie sua tarefa todos os dias de modo a não usar em excesso qualquer grupo de músculos em trabalho repetitivo, como passar roupa durante horas sem alongamento. Especialmente não associe tarefas demais que envolvam ficar de pé e se abaixar enquanto coloca uma carga pesada sobre os músculos lombares. Para conseguir variedade de movimento, você terá que misturar seu trabalho doméstico.
2. Respeite o seu ritmo de trabalho!
Diminua seu ritmo de trabalho para uma velocidade que seus músculos possam tolerar.
A fadiga de qualquer um de seus músculos é sinal de advertência para prestar atenção.
3. Cultive um ritmo de movimento!
Isso desencoraja a contração fixada prolongada que cansa o músculo e encoraja pausas durante as quais os músculos que estão trabalhando se enchem de sangue novo e combustível fresco.
4. Tenha períodos curtos de descanso.
Após cada hora ou menos de trabalho doméstico, deite-se para descansar durante alguns minutos, mesmo que seja no chão. Os músculos antigravidade do pescoço e das costas que o mantém ereto não relaxam a menos que o seu corpo esteja apoiado em posição quase horizontal.
5. Não fique sentado durante muito tempo na mesma posição.
Quando estiver assistindo à TV a um filme ou a uma peça de teatro, mude de posição em sua cadeira. De vez em quando, vire sua cabeça de um lado para o outro e gire as escápulas de seus ombros. Quando dirigir durante muito tempo, saia da estrada a cada hora e ande em volta do seu carro duas ou três vezes. Essa mudança de posição constante evita que os músculos em repouso (eletricamente silenciosos) criem tensão (atividade elétrica).
6. Cuidado com o carregamento de peso!
Não tente erguer sozinho uma peça pesada de mobília ou carregar coisas muito grandes que aumentem a extensão de elevação do seu braço. A extensão extra multiplica o peso transmitido para seus músculos lombares. Mantenha a carga próxima a seu corpo e, logo antes de erguê-la, levante bem sua cabeça e olhe para cima. Isso enrijece o músculo espinal longo e prepara suas costas para a carga.
Para saber mais, entre em contato conosco!
Referência: Simons, David G. Dor e disfunção miofascial: manual dos pontos-gatilho / David G. Simons, Janet G. Travell e Lois S. Simons; trad. Magda França Lopes, Maria da Graça Figueiró da Silva e Terezinha Oppido. — 2.ed.