Dor cervical – Os principais sintomas

A coluna cervical é composta por 7 vértebras e por 7 discos intervertebrais que junto a outras estruturas como os ligamentos tem a função de estabilizar os movimentos da coluna durante tarefas simples. Devido há alguns sintomas, os discos podem se lesionar e provocar dores.
dor-cervical

A coluna cervical é composta por 7 vértebras e por 7 discos intervertebrais que junto a outras estruturas como os ligamentos tem a função de estabilizar os movimentos da coluna durante as tarefas que desempenhamos no dia a dia, como: dirigir olhando para os lados, ler um livro, utilizar o computador, na prática esportiva, dentre outros.

Estes discos, devido a vários fatores, como: genética, sedentarismo, tabagismo, traumas na região podem se lesionar, levando a quadros dolorosos intensos, travamentos na coluna cervical e, quando associados a um espasmo da musculatura, um torcicolo pode aparecer também.

A idade é um fator importante a ser considerada e a faixa etária de maior prevalência está entre os 30 a 50 anos, na fase mais produtiva do indivíduo, onde estamos focados no trabalho e muitas vezes nos esquecendo de nos cuidar.

Fique atento se você tem estes sintomas:

  • Dor no pescoço há mais de três meses;
  • Torcicolo quando tem ansiedade ou estresse;
  • Dor noturna, que piora durante o sono e que permanece quando você acorda;
  • A dor piora quando você movimenta a cabeça para frente ou para trás;
  • Não suporta dirigir por causa da dor;
  • Perda de força em uma das mãos ou nas duas;
  • Não fica deitado sem ter dor;
  • Dor, formigamento ou dormência nos braços;
  • Não consegue segurar objetos por perda de força das mãos;

Caso você tenha três ou mais destes sintomas, procure ajuda de um fisioterapeuta especialista o mais rápido possível.

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, através de vários testes clínicos realizados pelo fisioterapeuta com o objetivo de detectar a lesão. Não há inicialmente a necessidade de exames de imagem, mas caso o problema seja grave, uma ressonância magnética pode ser solicitada.

Caso não tratado, esta lesão pode ficar crônica, levando a uma piora geral do quadro, podendo aumentar os sintomas de dor, de dormência, perda de força nos braços ou mãos, diminuição de sensibilidade, dificuldade para movimentar o pescoço e para realizar atividades diárias comuns.

O tratamento de primeira linha é conservador, ou seja, fisioterapia especializada.

Em apenas 2% dos casos, o paciente evolui para cirurgia.

Mas, mesmo com esta baixa estatística em porcentagem de cirurgias, é muito importante estar atento e iniciar o tratamento fisioterapêutico o quanto antes.

Estamos à disposição para te ajudar.

Deixe a FIRST cuidar de você!

Dr. Eduardo Miranda

Compartilhe

Relacionados

O que é Ponto Gatilho?

Você já ouviu falar um um tal de “nózinho no músculo”? Este é o nome popular para o Ponto Gatilho! Confira neste artigo como entender

Fibromialgia: o que é? Existe tratamento?

A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada pelo aumento central da nocicepção, ou seja, uma percepção alterada da dor, que causa sensibilidade generalizada no tecido

Categorias

Agendamentos

Envie sua mensagem

Agende agora sua Consulta

Você tem dúvidas sobre algum tratamento? Está cansado de medicamentos que não resolvem suas dores? Gostaria de saber como um tratamento eficaz pode curar suas dores? Agende agora sua consulta.

Iniciar conversa
1
Fale conosco
Olá 👋
Fique à vontade para nos dizer como podemos te ajudar.